O Ricardo nasceu a 9 de Março de 1979 e viveu a sua infância num bairro típico de Lisboa, a Mouraria, onde cresceu a ouvir o Fado pela voz de Fernando Maurício, mas a sua paixão passava por outro estilo musical, a música pop.
Durante vinte anos fez parte da dupla Ricardo & Henrique o qual em 2019 seguiu a solo com o seu nome artístico – Ricardo Velho – não só por ser o seu nome próprio, mas também para simbolizar e homenagear o seu nome de família, sobretudo o seu maior fã: o pai.
Autor e compositor, tem um longo percurso na música portuguesa que já conta com 24 anos de carreira.
Com influências em Soul, Pop e Rock comercial, este artista português presenteia-nos em 2020 com o seu primeiro álbum digital a solo, onde engloba os temas “Apenas humano”, “Bonita” e o tema que dá nome ao álbum “Por mais um dia”, onde os fãs da boa música portuguesa não ficaram indiferentes à voz deste artista nacional. São temas inspirados em histórias vividas, uns mais sentimentais e outros mais alegres, mas que, acima de tudo, nos une a todos, porque a música é uma só.
Em 2023 lança do seu novo trabalho com várias músicas o qual faz parte “Vamos dar um tempo” e “Perder-me em Ti”, que alcançam as diversas gerações e que as faz vibrar e cantar. Para o público foi criado um espetáculo cheio de movimento, alegria e interação com o público.
Com estes temas, quer mostrar ao público que é possível um artista que veio de um mercado romântico, ser versátil, mostrando o seu lado mais comercial.